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Vestibular doctum abril/2015
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Aconteceu no dia 14 de junho, no pátio das Faculdades Doctum de Caratinga, a Feira de Negócios, que envolveu os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis dos quintos períodos. Os acadêmicos elaboraram projetos de empresas fictícias, mas com planejamentos reais.
O trabalho teve início há 2 anos, no início do curso. Segundo Silvia Martins, professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis, os trabalhos são realizados a partir dos Projetos Integradores. “Através do Projeto Integrador, se inicia a construção do plano de negócio, e no decorrer dos períodos, as turmas vão construindo as suas empresas. Hoje nós estamos prestigiando a consolidação desse projeto, onde as equipes apresentaram suas empresas, e vê-la em funcionamento é muito gratificante”, ressalta.
Um dos projetos apresentados foi o “Della’s Bar”. Criado por um grupo de alunas do curso de ciências contábeis, o bar foi elaborado com uma estrutura inovadora para os padrões de Caratinga. Pessoas que estavam no local e ingeriram bebida alcoólica podem solicitar o serviço de transporte do bar para voltarem pra casa. A aluna Lidiane Machado Sanches, do quinto período de Ciências Contábeis, explicou a proposta. “A intenção principal é a conscientização dos nossos clientes para não misturar bebida e direção”. Gleice Kelly Oliveira Silva relatou que o público pode pensar que o bar é exclusivo para mulheres, ao ver a logo marca, mas ela diz que não, pois é um ambiente feito para atender amigos e familiares.
Outro projeto envolveu a criação de uma empresa de prestação de serviços de limpeza, que oferece serviços a pessoas que não têm tempo para os trabalhos domésticos, e para empresas e empreendimentos que desejarem terceirizar a manutenção higiênica do ambiente empresarial. O aluno Jean Carlos Oliveira destacou: “No Brasil a terceirização teve um aumento muito grande. Escolhemos a área da limpeza porque grande parte das pessoas trabalha o dia inteiro e tem pouco tempo para cuidar do próprio lar. Também há dificuldade para encontrar alguém de confiança para os serviços domésticos. Em nossa empresa, apresentamos o funcionário prestador de serviço, ideal”.
O setor de alimentação foi o mais buscado pelos alunos na hora de criar o plano de negócios. Atentos às necessidades do mercado, os projetos tinham como foco os alimentos saudáveis e as ideias de empresas que respeitam o meio ambiente, sempre apresentando um diferencial, analisando os pontos positivos e negativos da empresa criada e dos seus concorrentes.
Carlos Bitencourt, coordenador do curso de Administração, destacou que o primeiro passo trabalhado com os alunos é a necessidade de planejar. Esse planejamento envolve o plano de negócios, onde os estudantes colocam as ideias, as propostas dentro desse plano e verificam a viabilidade ou não do empreendimento. “O que nós temos hoje em alta são organizações que buscam ações futuras, mas claro, organizações de base tecnológica, com perspectiva inovadora, com ações disruptivas, que vão quebrar certos paradigmas antigos, que as organizações eram sempre daquela mesma forma, mas que hoje o consumidor final está objetivando organizações que vão satisfazer as suas necessidades”.
Aconteceu no dia 14 de junho, no pátio das Faculdades Doctum de Caratinga, a Feira de Negócios, que envolveu os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis dos quintos períodos. Os acadêmicos elaboraram projetos de empresas fictícias, mas com planejamentos reais.
O trabalho teve início há 2 anos, no início do curso. Segundo Silvia Martins, professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis, os trabalhos são realizados a partir dos Projetos Integradores. “Através do Projeto Integrador, se inicia a construção do plano de negócio, e no decorrer dos períodos, as turmas vão construindo as suas empresas. Hoje nós estamos prestigiando a consolidação desse projeto, onde as equipes apresentaram suas empresas, e vê-la em funcionamento é muito gratificante”, ressalta.
Um dos projetos apresentados foi o “Della’s Bar”. Criado por um grupo de alunas do curso de ciências contábeis, o bar foi elaborado com uma estrutura inovadora para os padrões de Caratinga. Pessoas que estavam no local e ingeriram bebida alcoólica podem solicitar o serviço de transporte do bar para voltarem pra casa. A aluna Lidiane Machado Sanches, do quinto período de Ciências Contábeis, explicou a proposta. “A intenção principal é a conscientização dos nossos clientes para não misturar bebida e direção”. Gleice Kelly Oliveira Silva relatou que o público pode pensar que o bar é exclusivo para mulheres, ao ver a logo marca, mas ela diz que não, pois é um ambiente feito para atender amigos e familiares.
Outro projeto envolveu a criação de uma empresa de prestação de serviços de limpeza, que oferece serviços a pessoas que não têm tempo para os trabalhos domésticos, e para empresas e empreendimentos que desejarem terceirizar a manutenção higiênica do ambiente empresarial. O aluno Jean Carlos Oliveira destacou: “No Brasil a terceirização teve um aumento muito grande. Escolhemos a área da limpeza porque grande parte das pessoas trabalha o dia inteiro e tem pouco tempo para cuidar do próprio lar. Também há dificuldade para encontrar alguém de confiança para os serviços domésticos. Em nossa empresa, apresentamos o funcionário prestador de serviço, ideal”.
O setor de alimentação foi o mais buscado pelos alunos na hora de criar o plano de negócios. Atentos às necessidades do mercado, os projetos tinham como foco os alimentos saudáveis e as ideias de empresas que respeitam o meio ambiente, sempre apresentando um diferencial, analisando os pontos positivos e negativos da empresa criada e dos seus concorrentes.
Carlos Bitencourt, coordenador do curso de Administração, destacou que o primeiro passo trabalhado com os alunos é a necessidade de planejar. Esse planejamento envolve o plano de negócios, onde os estudantes colocam as ideias, as propostas dentro desse plano e verificam a viabilidade ou não do empreendimento. “O que nós temos hoje em alta são organizações que buscam ações futuras, mas claro, organizações de base tecnológica, com perspectiva inovadora, com ações disruptivas, que vão quebrar certos paradigmas antigos, que as organizações eram sempre daquela mesma forma, mas que hoje o consumidor final está objetivando organizações que vão satisfazer as suas necessidades”.